Que lições podemos tirar da educação de nossos filhos em tempos de pandemia? - Keep N´ Pop

NOVAS

Home Top Ad

07 agosto 2020

Que lições podemos tirar da educação de nossos filhos em tempos de pandemia?



O mundo vem enfrentando um problema muito sério que não tem afetado apenas a nossas vidas economicamente falando. Esta pandemia de Covid-19 nos coloca em reflexão sobre tudo que fazíamos não só por  prazer, mas também o que era de nosso direito. Não todos, mas a grande maioria da população ficou confinada em suas casas, tendo de se adaptar ao home office, manter contato somente pelas redes sociais, conversar com seus familiares e colegas de trabalho por vídeo conferencias e até mesmo nossas crianças foram afetadas, onde tiveram suas aulas presenciais suspensas e tiveram de se adaptar a uma nova rotina de aulas á distancia.

Não tem sido fácil para ninguém, não é mesmo?  Além de lidar com toda pressão do trabalho, manter organização do lar, ficar o dia todo se sentindo preso dentro de casa, os pais tem aprendido o quanto é árduo e imprescindível o trabalho do professor, Do ensino básico ao superior, a pandemia deixa rastros de incertezas pois fica difícil acompanhar o desenvolvimento no aprendizado, além da falha na comunicação entre as famílias e até mesmo por causa da desigualdade social que encontramos em nosso país pela falta de apoio á comunidade, por falta de preparo e estruturas que possam apoiar no desenvolvimento educacional de todos. Nosso país, por exemplo, possui uma das maiores taxas de analfabetismo e como as crianças com pais analfabetos tem feito para aprender de casa? Vamos respeitar e valorizar o papel do educador em nossas vidas, pois o que aprendemos com eles é sim fundamental para nosso desenvolvimento lógico e interpessoal, ok?

Sou de São Paulo e mãe da Sofia de apenas 6 anos. Ela está no 1º ano do ensino fundamental e além das aulas passadas pelos professores nos grupos de whatsapp,  acompanho também as aulas disponibilizadas pela secretaria da educação em um canal de TV aberta. E posso dizer com toda certeza, que esses meses tem mostrado aos pais o quanto é difícil ser professor. Sempre há duvidas referentes ás atividades e os professores sempre ali, não importa a hora, sempre dispostos a ensinar. Seguem pacientes e compreensíveis com aqueles que até atrasam o envio de suas atividades, afinal estamos passando por momentos difíceis e devemos ser mais empáticos. Agora sim, os pais conseguem perceber o quanto é difícil e desvalorizado o professor. 

Muitas pessoas tem estranhado os métodos de ensino passado nessa quarentena pelos professores. Qual o pai que não precisou por a mão na massa e ajudar seu filho com alguma atividade "fora do comum"? Os pais fizeram o papel que os professores pediram, tiveram de reunir a família para realizar brincadeiras, danças, jogos e até auxiliar nas lições de casa. Tem diversas maneiras de se aprender na vida e hoje em dia uma escola infantil com ensino de qualidade busca utilizar de atividades lúdicas para despertar o interesse e o prazer no aprender. O que pode parecer uma atividade boba para um adulto, faz toda diferença no desenvolvimento físico, motor, cognitivo, social e até mesmo emocional da criança. E
 todo um olhar profissional é  capaz de mudar a maneira de uma criança enxergar a si e ao mundo. 

Aos poucos estamos voltando a nossas rotinas e algumas escolas tem voltado suas atividades parcialmente e seguindo todas as regras de prevenção aconselhadas pelas autoridades de saúde, para conter a progressão da epidemia. E que nesse momento podemos tirar algumas lições importantes para nossas vidas: Precisamos investir muito mais na educação, apoiar os nossos educadores, participar cada vez mais da vida de nossos filhos e que colocando a mão na massa com os nossos pequenos, você não só irá recordar, mas irá descobrir também novas maneiras de se aprender e que conhecimento nunca é demais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas