Dicas de como estimular o desenvolvimento e aprendizagem das crianças - Keep N´ Pop

NOVAS

Home Top Ad

25 agosto 2020

Dicas de como estimular o desenvolvimento e aprendizagem das crianças


O ser humano ou o homo sapiens é a espécie animal em fases evolutivas. Com emoções, também com a  capacidade de raciocinar, de memorizar tarefas repetitivas e até mesmo se desenvolver com o estimulo de novas atividades. 



O desenvolvimento cognitivo é um campo de estudo da neurociência e da psicologia que acredita que o aprendizado    focado no desenvolvimento de uma criança esteja diretamente ligado por atividades que elas aprendam em cada fase, estágio ou faixa etária.  Confira alguns exemplos e estímulos que podem ser feitos de acordo com cada idade: 


Crianças de 0 a 2 anos

Luvinha-dedoche: Arca de Noé

As crianças de 0 a 2 anos estão na fase sensório-motor e ainda não tem um conceito definido de objetos. Os bebês possuem  reflexos com as mãos ao agarrar objetos que tenham contato direto com suas mãos e apesar de muitas vezes não responderem diretamente aos pais, eles reconhecem as vozes e utilizar luvinhas com dedoches para contar-lhes uma historinha ajuda muito no desenvolvimento sensório, na atenção e algumas desenvolvem até mesmo a fala. 


Crianças de 2 a 7 anos

Orando Salmos

Dos 2 aos 7 anos, as crianças estão no estágio pré-operatório. As crianças costumam seguir o exemplo das pessoas, principalmente no que é dito a elas. Elas começam a desenvolver a fala, de perguntar o porque das coisas, começam a produzir um monólogo coletivo e a socializar. Aprendem bastante ouvindo musicas e observando imagens. A arte de oralizar, cantar e mostrar ilustrações representativas, facilita no aprendizado dos pequenos.


Crianças de 7 a 11 anos

Brincando com Aquarela: Arca de Noé

As crianças de 7 a 11 anos encontram-se no estágio operatório-concreto. Possuem a capacidade mental de organizar elementos por ondem crescente ou decrescente, já falam, sabem diferenciar objetos e pessoas, possuem raciocínio lógico, sabem reconhecer ou transmitir o que sentem através da escrita ou desenhos. A coordenação motora nesta fase já está desenvolvida o suficiente para realizar tarefas como a pintura. 

Crianças acima dos 11 anos

Dicionário Bíblico Ilustrado

E no ultimo estágio, as crianças acima dos 11 anos já estão prontas para aprender de maneira mais complexa as coisas. Nesta fase ocorre o desenvolvimento do raciocínio logico, criar hipóteses, questionamentos e a compreensão do abstrato. A melhor fase para estimular a atividades cerebral, elaborando atividades que estimulem a reflexão, questionamentos e soluções. Podem ser feitas diversas atividades, desde jogos, leitura de livros da bíblia, de historinhas ou didáticos, até mesmo uma atividade dinâmica, onde elas possam se conhecer, que façam descobertas através do dialogo, entendam a diversidade cultural, de crenças e a importância do respeito ao próximo.

Essas atividades são sugestões do que um adulto possa fazer para estimular o aprendizado e desenvolvimento de uma criança de acordo com cada faixa etária. E  sabemos o quanto é importante investir em nossos pequenos e estas atividades simples são capazes de identificar, se existir alguma defasagem na aprendizagem da criança. E tudo que uma criança precisa é de amor, atenção e bons exemplos a seguir para se tornar um adulto racional e insaciável na busca do conhecimento. 

Um comentário:

Páginas