Semijoias - Há como escolher um acessório preferido?

by - setembro 04, 2019

KITBOX

Acessórios em geral são sempre uma ótima alternativa para complementar um look espetacular, usando e abusando de colares, brincos, pulseiras entre outros, sempre os combinando da maneira que melhor lhe agrade, pois, sentir-se bem é a chave para arrebentar na escolha.

Desde o tempo onde as conchas eram usadas como adorno até os dias de hoje, o conceito de joias e semijoias mudaram muito os aspectos da matéria-prima, onde na pré-história eram feitas de ossos, pedras, dentes, conchas e madeira, com a finalidade de ressaltar o status e o papel de cada um na sociedade ou até mesmo servirem como amuletos, até chegarmos às pedras e os metais preciosos que perduram nos tempos modernos. Lembrando que combinam com os mais variados tipos de eventos e ocasiões.

Começando por uma peça versátil que transita facilmente entre gêneros e gostos diferentes, esta peça é o brinco (ou o par de brincos), feitos de diversos modelos, tamanhos e materiais como metal, plástico, vidro, pedras preciosas ou contas.

Normalmente atribuído ao público feminino, até mesmo por conta da cultura de se pôr brincos no bebê pouco tempo depois de nascer, o uso começou a ser diversificado a partir da década de 70 graças ao surgimento do movimento Punk, que além da música, o visual também fazia parte da contracultura, e tendo em seu cerne a contestação da sociedade e do conservadorismo. Teve sua popularização na década de 80, tendo o cantor George Michael como exemplo. Porém, muito antes disso, o brinco já estava presente na cultura Persa, na Grécia antiga, e até mesmo na cultura indígena. Com certeza uma peça essencial em todo porta-joias que se preze.

Surgido entre os Gregos e Romanos, os anéis simbolizavam autoridade e respeito e eram usados para selarem importantes atos, citando por exemplo o casamento, em que até hoje é parte fundamental da cerimônia a troca de alianças.


Tem o intuito também de indicarem profissões de acordo com cada cor e tipo de pedra, como por exemplo Médicos que utilizam anéis verde de esmeralda, Engenheiros que usam azul de Safira ou Advogados com os vermelhos de Rubi, entre outros.

Na cultura pop os anéis têm papéis importantes indo desde livros, passando por quadrinhos e até filmes. Afinal quem não se lembra da emocionante jornada dos Hobbits em o Senhor dos Anéis ou o poderoso anel usado pela tropa dos Lanterna Verde?

Como o próprio nome já diz, as pulseiras servem de adorno aos pulsos e assim como os anéis e brincos, são feitos de todo tipo de material, cores e formatos e não possuem uma data de origem específica, mas é um objeto disseminado ao longo dos anos em vários, países, culturas e estilos.



Comparando por exemplo as pulseiras e braceletes usados pelos egípcios com modelos mais atuais dos mais discretos ao mais extravagantes como as pulseiras “Spike”.

E por último, mas não menos importante, temos os colares para enfeitar o colo, diferente das gargantilhas que são mais próximas ao pescoço. Pérolas, pedras preciosas, metais, couro, vidro, borracha, sementes enfim, uma infinidade de possibilidades.


Tem os mais variados modelos como o Maxi Colar, que serve como espécie de estampa para a roupa, Colar Longo, que são mais finos e possuem vários tipos de pingente, Colar de corrente, que dentro desta modalidade possuem mais uma gama enorme de tipos.


E você, quais são ou qual é o seu acessório favorito? Deixe seu comentário se caso deixei de comentar algum, e com certeza deixei por que se entrar em mais detalhes o assunto rende e muito. Até o próximo post!

You May Also Like

0 comentários