Porque fazer um exame de vista?

by - julho 29, 2019

Imagem: Pixabay


Porque devemos fazer um exame de vista? "- Eu enxergo bem ou ela PARECE estar boa." , não significa precisamente que você NÃO tenha um problema na sua visão. Fazer um exame oftalmológico permite prevenir e detectar diversos problemas ou doenças precocemente.

Desde os meus 10 anos de idade faço uso de óculos, que inicialmente era apenas para descanso, mas conforme crescia, sentava no fundão da sala de aula e abandonei minhas consultas ao oftalmo por vergonha de usar óculos e ser chamada de "quatro olhos". Meus problemas de vista só foram piorando. Isso tudo foi um grande erro pois desenvolvi enxaqueca, sensibilidade a luz e muitos outros problemas devido ao meu problema de visão. Quando fui para a faculdade, entendi que me importar como que diriam sobre o meu óculos era besteira e era melhor pegar o ônibus certo do que passar raiva ao pegar o errado por ai (rs). 

SINTOMAS QUE PODEM INDICAR PROBLEMA NA VISTA

Quando resolvi retomar minhas consultas ao oftalmologista, já era de se esperar que minha vista não era das melhores. Trabalhava na frente do computador, ficava dia e noite com os olhos vidrados na tela do celular, que não só precisei usar óculos com mais de 3 graus para miopia em cada olho, como também descobri que tinha astigmatismo e tive de usar colírio, porque forçava minha vista e por estar tão vidrada na tela do pc e celular que "esquecia" de piscar e meus olhos ficavam ressecados, irritados e por isso sentia tantas dores de cabeça. Se você tem algum dos sintomas citados acima, recomendo procurar um oftalmologista.

E sabe o que é mais curioso? Por maiores que fossem os sintomas, me recusa a acreditar que tinha problemas de vista. Minha vista era "muito boa", conseguia ver tudo! (Pura ilusão!rs). Quando pude, finalmente colocar meu óculos com as lentes de grau de acordo com as minhas necessidades, conclui que não enxergava nada e o quanto era maravilhoso poder usar um óculos e ver as coisas como elas são. De longe não via nada e de óculos consegui enxergar perfeitamente as cores e as formas das coisas que antes não eram possíveis e acreditava que era normal, afinal estava longe né? 

E a minha vergonha de usar óculos era só bobagem, poder enxergar é mais importante. No começo a armação do seus óculos pode até incomodar, mas você acostuma. Hoje não consigo viver sem meu óculos e todo ano retorno ao oftalmo para renovar minha receita. Recomendo a Ótica Barão de Mauá, que possui laboratório e disponibilidade de armações de óculos a partir de 39,90 e crediário próprio em até 10x. E caso você não consiga se adaptar ao acessório, ha opções de lentes de contato com grau. Mas não esquece de marcar sua avaliação, consultar e pegar a sua receita com o oftalmologista de sua confiança.





You May Also Like

10 comentários

  1. Este post é um grande alerta a todos, principalmente para quem trabalha muito com o computador. Realmente não podemos banalizar os problemas de vista.

    ResponderExcluir
  2. olá
    É muito importante ir sempre ao Oftamologista esse ano eu fui e estou usando oculos como trabalho direto em frente ao computador tb prejudicou muitos minha visao. Adorei a resenha muito bem explicada informativa.. bjs e sucesso

    ResponderExcluir
  3. Antes de eu passar por um exame de vista eu achava que enxergava tudo mas só faltava beijar o caderno e o computador pra poder enxergar as coisas, rsrsrsr.

    ResponderExcluir
  4. olá!
    Arrasou na dica! Eu me cuido sempre, todos os anos faço exames de vista.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Post interessante, eu mesma tenho sentido que minja visão está mais "fraca" parece. É preciso fazer consultas periódicas e seguir os conselhos dos médicos antes do pior

    https://sobreavidasm.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  6. Dica muito boa! Além de ser importante fazer um exame para detectar algum problema na visão, também é bom fazer um exame uma vez por ano, pra ver se o grau aumentou e tomar outros cuidados básicos para que o problema não se agrave. Este post de utilidade pública! ^^

    ResponderExcluir
  7. Isso pra mim é inevitável, tenho miopia e astigmatismo, então, sem óculos não consigo fazer nada! Queria que o grau estabilizasse, mas toda vez que volto no oftalmologista, ta maior! :(

    ResponderExcluir
  8. Post extremamente necessário! Uso óculos desde os 11 anos e não posso viver sem por causa do grau alto de miopia e um pouquinho de astigmatismo, mas conheço pelo menos 2 pessoas que deveriam usar óculos e não usam.

    ResponderExcluir
  9. Ótima dica. Eu já estou com 35 anos, e deixei os óculos dos tempos da faculdade perdidos em algum lugar. Dessa forma, COM CERTEZA, eu preciso fazer um exame oftalmológico pra ontem.
    Às vezes, tenho um pouco de vista "embaçada", e sensibilidade à claridade.
    Adorei o post. Abraços

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  10. Eu descobri que tenho miopia e astigmatismo em 2012, estava no início do ensino médio e isso é terrível. Amei seu artigo, ele é muito explicativo.

    ResponderExcluir