A evolução das jaquetas

by - abril 01, 2019




A Jaqueta é um item indispensável no guarda-roupa de qualquer pessoa, pois pode ser usada em dias mais frios ou até mesmo como um complemento no look em dias mais frescos, sendo uma peça muito útil além de ser linda e versátil.

Existem uma infinidade de modelos, cores e cortes que podem agradar aos mais variados gostos e gêneros, mas quais os tipos que você conhece?

JAQUETA BOMBER VINTAGE
Passando rapidamente pela história temos, por exemplo, um dos primeiros modelos datados por volta da década de 30/40, a Jaqueta Bomber, era utilizada pelos pilotos da força aérea, pois era capaz de suportar o clima frio e grandes altitudes, pois com o avanço da tecnologia dos aviões que ficavam cada vez mais rápidos e voavam mais alto, havia a necessidade de uma peça funcional que atendesse a esses pré-requisitos.


JAQUETA BIKER PRETA
Embora popularizada na década de 50, através do filme “O Selvagem” de Marlon Brando, a jaqueta Perfecto ou Biker teve origem na década de 20, criada pelos irmãos e imigrantes russos Irving e Jack Schott, (Schott Bros., fundada em 1913) com intuito de ser um tipo de roupa durável, resistente à chuva e vento, sendo bastante utilizada por motoqueiros. Teve uma leve decaída nos anos 60, porém retornando fortemente nas décadas seguintes, em movimentos urbanos como o Punk no fim dos anos 70.

JAQUETA JEANS RAW

Voltando um pouco mais no tempo, temos a jaqueta Jeans, que como a maioria das roupas foi feita também para trabalho, datada por volta de 1874, era usada para trabalhos desgastantes, como ferroviários, mineradores e fazendeiros. Anos mais tarde, nas décadas de 30 e 40, eram usadas pelos cowboys dos Westerns daquela época. E ao passar dos anos era, assim como as jaquetas de couro Perfecto, um símbolo da rebeldia Hollywoodiana e do Rock N’ Roll.



JAQUETA TWEED


O mais “recente” tipo é a jaqueta Tweed, que tem em seu tecido lã de fio grosso e era usada para atividades ao ar livre, além do trabalho e caça, por irlandeses e britânicos. Mas desde seu lançamento como item fashion em 1954 pela estilista Coco Chanel, nunca saiu de moda e é sucesso nos guarda-roupas da mulherada.

Agora sabemos um pouco sobre os mais variados tipos de jaquetas. Elas podem ter zíper e outras botão, algumas possuem mangas mais compridas e comprimentos diferentes e outras não, mas o que não falta é opção no site da Shoulder para quem procura marcar presença e estilo. 

Deixe seu comentário e me diga qual estilo de jaqueta é o seu!





You May Also Like

9 comentários

  1. Amo jaquetas,acho super estilosas,Adorei todas mas a minha favorita é a de couro.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo! Tenho umas 6! E pretendo comprar mais. Minhas favoritas são as de jeans, mas adoro uma de couro. Combinam com tudo.

    ResponderExcluir
  3. Eu amo jaqueta, principalmente as jeans e as de couro. Amei seu post.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito da jaqueta ela é uma peça bem estilosa, dá um charme ao mesmo tempo, adorei saber mais das jaquetas principalmente a jaqueta biker acho linda ela, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Jaquetas nunca saem de moda ❤ eu amei os modelos são lindos

    ResponderExcluir
  6. Adoro jaquetas de couro dão um up no look. Sou viciada, não vejo a hora do frio começar pra voltar a usar.

    Beijos Kiss,
    Blog Oh My Kiss | ohmykiss.com

    ResponderExcluir
  7. Lindas evoluções das jaquetas! Eu gosto das jeans e couro!

    ResponderExcluir
  8. Eu amo jaquetas e todos esses modelos sao eternos...somente mudam tecidos e cores!!

    ResponderExcluir
  9. Também amo jaquetas, são maravilhosas

    ResponderExcluir