Confira dicas para substituir o açúcar

by - fevereiro 12, 2019

Melado de cana-de-açúcar está entre opções sugeridas por nutricionista da Superbom
Divulgação/Superbom

Aos poucos os brasileiros estão associando a prevenção e combate de doenças à hábitos alimentares balanceados. Para Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis, uma das principais preocupações das pessoas que buscam melhorar a alimentação têm sido reduzir o consumo de açúcar refinado. 
Segundo a profissional, a ingestão exagerada de açúcar a longo prazo pode causar obesidade, diabetes, disfunções cardíacas, inflamações e até mesmo doenças bucais como cáries. Com o objetivo de ajudar quem busca alternativas para o açúcar refinado, a nutricionista lista abaixo 4 substitutos:  
Melado de cana-de-açúcar: além de ser considerado uma opção natural para adoçar diversas receitas, os benefícios do melado de cana são muitos. Entre eles, destaca-se o alto nível de ferro, que ajuda no combate à anemia. Devido ao sabor marcante deve ser utilizado com parcimônia em receitas, pois pode alterar o gosto de outros alimentos e é contraindicado para diabéticos e pessoas com resistência à insulina.   
Mel: fácil de ser encontrado em supermercados, feiras e lojas, é uma ótima opção saudável para adoçar bebidas e sobremesas como saladas de frutas. “Também utilizado por algumas pessoas em receitas de beleza para a pele, o mel ainda ajuda a combater resfriados e gripes além de ter ação antifúngica e antibacteriana”, informa. Assim como o melado, também é contraindicado para diabéticos e pessoas com resistência à insulina.
Açúcar demerara: comumente utilizado no preparo de doces e bolos, este tipo de açúcar não possui aditivos químicos, tem certo valor nutricional e não altera o sabor das receitas. Cálcio, ferro e potássio são alguns dos minerais presentes em sua composição. No entanto, não deve ser usado como fonte desses nutrientes devido seu alto teor de sacarose, que pode levar a obesidade, diabetes, piora de processos inflamatórios e outros males.
Stévia: mais popularizada no Brasil nos últimos anos, a stévia também é conhecida por ser um adoçante natural e saudável. As propriedades nutritivas do insumo resistem a altas temperaturas, por isso recomenda-se o uso em bebidas quentes e em receitas que vão ao forno. Porém, a especialista alerta que é necessário tomar cuidado com as proporções porque 1 gota de stévia é equivalente a 300 gramas do açúcar refinado tradicional ao adoçar alimentos. É uma boa opção para diabéticos e portadores de resistência à insulina. 
“Em todas as alternativas ao açúcar refinado comum é importante estar atento a quantidade diária ingerida, principalmente pessoas com diabetes que devem excluir o consumo de açúcares e controlar a ingestão de outros carboidratos”, conclui. 
Sugestão de produtos
Méis Superbom
Linha de méis da Superbom, disponíveis no tipo orgânico (330g), tradicional (330g) e composto em tubetes (200g) de eucalipto, geleia real e própolis. Ricos em nutrientes que trazem benefícios para a saúde, todos podem ser utilizados como substitutos do açúcar.   

Melado de Cana
O item está disponível em pote de 330 gramas e também pode ser utilizado em receitas para substituir o açúcar refinado.

Sobre a Superbom
A Superbom é uma empresa alimentícia, que trabalha com uma linha de produtos saudáveis, que abrange sucos, geleias, salsichas, proteínas, pratos prontos, entre outros. Fundada em 1925, a Superbom comercializa os seus produtos em mais de 25 mil pontos de vendas em todo país. Em função disso, é considerada uma das principais empresas do ramo de alimentos para veganos e vegetarianos do Brasil. A empresa iniciou as suas atividades com a produção de suco de uva, no interior de uma antiga casa pertencente ao Colégio Adventista Brasileiro (CAB), que posteriormente ficou conhecido como Instituto Adventista de Ensino e, hoje, abriga o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp-SP). Durante toda a sua história, a empresa atua diretamente ligada à Igreja Adventista do Sétimo Dia. Atualmente, a companhia conta com 250 colaboradores, entre a sede e as duas plantas da indústria (localizadas em São Paulo, capital, e em Lebon Régis, Santa Catarina).

You May Also Like

3 comentários

  1. Difícil largar o açúcar viu. O Mel é meio quente pro meu paladar, ele amarga a minha boca.. Vou testar o melado pra ver.. Tentei tomar café e chá sem açúcar mas é beeeemmm difícil acostumar.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas,Sempre a melhor opção é ficar longe do açúcar

    ResponderExcluir
  3. Excelente dica. Já faz um tempo que tento me afastar do açucar. è bem dificil pra mim kkkkk mas essa é uma boa maneira.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas